O projeto foi elaborado para o Condomínio Forte do Ribeira, construído no município de São Paulo pela Construtora Itajaí
Com base na solução estrutural (construção de alvenaria estrutural), planta tipo e tipologia do Conjunto Habitacional Forte da Ribeira, os projetos de arquitetura e complementares que foram desenvolvidos pela equipe técnica da Labutare Construtora e Incorporadora serão utilizados pela engenharia da CAIXA como referência de solução e de base de custos nos empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida.
O empreendimento de interesse social, aprovado em 2017, foi projetado e construído com torres de 13 pavimentos, sendo térreo mais 12 andares, com dois elevadores, área de lazer coberta e descoberta com salão de festas e de jogos, sala de ginástica, playground, mini campo gramado, pista de skate, churrasqueira, estacionamento, bicicletário, dispositivo para coleta seletiva e guarita.
A finalidade do estudo da CAIXA é a produção de referencial de custo de bloco de apartamentos, a ser adotado nas análises paramétricas de custos em empreendimentos realizados pela engenharia da Caixa, com abrangência nacional. O resultado final do trabalho resultará em um produto denominado “Demonstração de Uso Caixa” que estará disponível para download no site da instituição financeira, contendo orçamento analítico, memória de cálculo e memória gráfica de quantificação, planta humanizada da Unidade Habitacional, planta dos pavimentos, cortes, fachadas e perspectivas, com a indicação do custo unitário SINAPI total do bloco para todas as capitais.
O diretor de projetos e novos negócios da empresa autora do projeto, Luiz Carlos Gomes Brito explicou que este é um projeto de habitação popular fora do padrão convencional que o mercado da construção civil estava habituado a construir. “Está no DNA da nossa equipe pensar sempre o melhor, como se cada colaborador estivesse projetando a sua própria residência, por isso, temos a felicidade de propor projetos com novos conceitos ou com elementos que se vê apenas em empreendimentos de médio e alto padrão”, explicou. “Com essa iniciativa da Caixa reafirma nosso papel como agentes de transformação social e colaboradores na realização do sonho da casa própria”, concluiu Brito.
O empreendimento escolhido foi o Conjunto Habitacional Forte da Ribeira, entregue em fevereiro de 2022 pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP).
Parceria com a Caixa
A Labutare Construtora e Incorporadora atua no desenvolvimento de projetos e empreendimentos de habitação há mais de 25 anos, tendo em seu quadro, profissionais com mais de 40 anos de experiência no mercado imobiliário. A Caixa Econômica Federal, agente financeiro do programa Minha Casa Minha Vida e o maior financiador de moradias no Brasil, é a principal parceira na viabilidade dos empreendimentos elaborados por ela.
A Labutare atua em parceria com importantes construtoras, a exemplo da Construtora Itajaí que foi a responsável pela incorporação e a construção do Conjunto Habitacional Forte da Ribeira, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a COHAB-SP.
Para mais informações sobre os empreendimentos desenvolvidos pela Labutare Construtora e Incorporadora acesse nosso site labutare.com.br.